Florbela Espanca - O Fado

Título: Florbela Espanca – O Fado
Artista: Vários Artistas
Formato: LivroCD (64 pag. Cor, capa: 20,5cm x 14,5cm)
Línguas: Português e inglês
Género: Fado / World Music / M. Portuguesa
Autor: Samuel Lopes
Nº de Catálogo: SM038-BOOKCD
EAN: 5600729523344

Edição: 29 de Novembro 2019

SevenMuses © 2018

O Fado de Florbela Espanca é a obra que celebra os 125 anos do seu nascimento, a sua obra poética e o fado, enquanto expressão singular do povo português.

Este é um dos casos em que a palavra fado pode ser aplicada nos seus vários sentidos, não só enquanto música, mas também como o que estava destinado, as fatalidades que viveu e que tão bem são retratadas nos seus versos.

Não é por acaso que Florbela Espanca é considerada a maior expressão da poesia feminina da língua portuguesa, toda a intensidade com que exaltou o amor e a alma feminina tornou a sua poesia tão fascinante e única que tem servido de fonte de inspiração a muitos artistas.

O Fado é um trabalho que pretende espelhar um pouco desta magia do universo florbeliano, reunindo pela primeira vez, alguns dos seus mais belos poemas em livro e em disco, nas grandes vozes femininas do fado e da música portuguesa.

Este livro é uma edição bilingue em português e inglês que reúne: a apresentação, o texto O Fado de Florbela Espanca - enquadrando a poesia na música e nas artes com notas biográficas, os poemas cantados e fotos das artistas que dão voz aos poemas.

Quando as palavras saem do papel e se transformam em música ganham asas para que outras emoções encontrem uma nova vida nos sons. É precisamente isso que acontece neste disco, que contém 16 poemas musicados dos quais 7 são gravações inéditas. Os temas “Fumo” interpretado por Débora Rodrigues e “Amar!” por Joana Amendoeira são novas gravações, enquanto os temas originais são: “Volúpia” por Ana Rita Prada, “O Fado” por Catarina Rosa que é também o tema que intitula esta obra, “O Maior Bem” por Cristiana Águas, “Meu Amor!” por Cristina de Sousa que faz aqui a sua estreia e “Lágrimas Ocultas” declamado por Simone de Oliveira onde a cantora exponencia a sua faceta de atriz. Dos temas anteriormente editados destacam-se as interpretações de Ana Laíns em “Eu”, Carla Pires em “Amiga”, Cristina Maria em “Névoa Te Tornaste / Cinzento”, Cuca Roseta em “Tortura”, Gisela João em “Versos Esparsos”, Katia Guerreiro em “Os Meus Versos”, Mísia em “Fado das Violetas”, Sandra Correia em “Tarde Demais…” e Sílvia Filipe em “Para Quê?!”.

A voz é sempre o rosto mais visível das canções, no entanto devemos congratular a mestria com que estes compositores, músicos e produtores deram vida aos versos de Florbela Espanca com a magia dos sons a que chamamos música!

A autoria desta obra é de Samuel Lopes também responsável por outras publicações de sucesso como Fado Portugal, 200 Anos de Fado ou Fernando Pessoa, O Fado e a Alma Portuguesa. A capa é uma reprodução da pintura a óleo da artista plástica Rita Ventura concebida especialmente para esta edição.

Alinhamento:

01. Joana Melo - Perdidamente *
02. Ana Laíns - Eu
03. Cristina de Sousa - Meu Amor *
04. Catarina Rosa - O Fado *
05. Débora Rodrigues - Fumo *
06. Cuca Roseta - Tortura
07. Katia Guerreiro - Os Meus Versos
08. Joana Amendoeira - Amar! *
09. Sílvia Filipe - Para Quê?!
10. Cristina Maria - Névoa Te Tornaste
11. Ana Margarida - Contradição *
12. Alexandros Nathanail feat. Gisela João - Versos Esparsos de Florbela
13. Cristiana Águas - O Maior Bem *
14. Ana Rita Prada - Volúpia *
15. Mísia - Fado das Violetas
16. Carla Pires - Amiga
17. Sandra Correia - Tarde Demais
18. Simone de Oliveira - Lágrima Ocultas *


* Gravações inéditas.

 

https://www.facebook.com/FlorbelaEspancaOFado/